Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

5 de dezembro de 2014

O Prepúcio, Esse Incompreendido


Você sabe o que é um prepúcio?
Assim, de nome, muito pouca gente conhece. Pessoalmente, no entanto, é até bem conhecido - ainda que viva meio isolado, na maioria das vezes escondido.
O prepúcio é a pele que recobre a glande (a "cabeça do pênis").
Nas crianças pequenas o prepúcio é um sujeito fechado, formando a chamada fimose (que tanta confusão dá, mas que com o tempo se abre como um botão de rosa - botão de rosa macho, tá pensando o que? - na grande maioria das crianças).
Na criança mais velha e nos adultos uma "sobra de pele" (que no entanto permite a exposição da glande para higiene e para o ato sexual) pode existir: é o chamado prepúcio redundante (redundante: em excesso). Veja como esse prepúcio é importante, pode ter até sobrenome!...
Não precisa ser operado, mas a (pequena) dificuldade de higiene e a (estatística) maior incidência de doenças vinculadas ao ato sexual (como o herpes, o condiloma e a própria AIDS) tem levado a recomendações de "prepúcio zero", a retirada cirúrgica do prepúcio, como um meio profilático das doenças citadas (ainda que, claro, não seja uma profilaxia 100% efetiva, longe disso).
A maioria dos homens não quer nem ouvir falar disso ("deixem meu prepúcio quieto", é o que parecem sugerir).
Além disso, a tal campanha é muito influenciada pela classe médica americana, uma sociedade "desprepuciada" desde cedo, como ritual religioso do povo preponderantemente judaico (a postectomia compulsória da infância também é alvo de condenação por muitos, que acham que à criança não é dado o direito de escolher se quer seu "pênis íntegro" ou não).
Meio que assim: "Para quem não é dono de terra é fàcil pregar a reforma agrária", não é mesmo?