Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

6 de março de 2009

Margem de Segurança


Continuando o assunto da postagem anterior:

Qual é o número mínimo de calorias que se deve consumir para perder peso (ou para sua manutenção)?

Dietas malucas à parte, a experiência com a contagem de carboidratos nos ensina que o mais prático é esquecermos as calorias (pelo menos no começo) e nos focarmos no conteúdo dos carboidratos de cada refeição.
São praticamente dois números para termos em conta:
1) Nosso peso (em Kg) de carboidratos nas três principais refeições do dia (café da manhã, almoço e janta).
Por exemplo:
Tenho 80 Kg. No almoço (somados sólidos e líquidos) devo ingerir perto de 80 gramas de carboidratos. A mesma coisa para café da manhã e janta.
2) Nas outras pequenas refeições (lanches, lembrando que o intervalo ideal entre refeições deve ser de cerca de 3 horas, nunca se devendo fazer grandes intervalos): 30 gramas.
Pronto!
No início dá um pouco de trabalho descobrir a quantidade de carboidratos presentes nos alimentos (principalmente naqueles que não dispõem de informações nutricionais – aliás, os mais importantes – mas há tabelas para isso e, com o passar do tempo, o conhecimento torna-se instintivo).
As importantes exceções são:
Para as atividades físicas, a quantidade de carboidratos do lanche anterior à atividade deve ser duplicado (atividades leves a moderadas) ou triplicado (atividades intensas). Por exemplo: futebol durante 1 a 2 horas (intensa): ± 90 gramas (3 x 30 gramas).
*Nos diabéticos há necessidade de orientação bem mais detalhada (!).
Os carboidratos, ao serem digeridos, se transformam em glicose. A manutenção de um nível sangüíneo seguro de glicose para o funcionamento do cérebro (e músculos) é o que - em última análise - determina a quantidade mínima segura de carboidratos ingeridos (e não exatamente as calorias).
É claro que – como já falamos - nesta regra não se leva em consideração o prazer do ato de se alimentar, importantíssimo. Justamente por isso não se deve levar a regra ao pé da letra sempre, mas na medida do possível.
- É, mas e as gorduras?
Há necessidade de se cuidar delas, também. Mas como uma segunda etapa. Até porque ninguém consegue comer toucinho toda hora, por exemplo.
Mas nunca tente ficar com menos do que esta quantidade mínima de carboidratos!

Nenhum comentário: