Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

11 de novembro de 2008

Olhos Abertos vs. Rabos Presos


Qual é o método padrão de atualização médica?
Duas são as formas principais: 1) congressos e correlatos (simpósios, jornadas, etc.) e 2) revistas ou jornais médicos.
Se você já viu algum congresso médico em algum lugar, certamente reparou que ali tudo é patrocinado: do cafezinho à caneta, da pasta aos professores convidados (muitos deles constantemente viajando dum congresso a outro).
Quanto aos jornais e revistas (incluindo-se aí os da Internet), mesmo nas publicações mais respeitadas por médicos do mundo todo, mais de 80% dos artigos são diretamente subvencionados pelas grandes indústrias farmacêuticas (ou por indústrias de materiais médicos).
É uma realidade que parece não ter mais volta. É aquela história de colocar o vampiro pra tomar conta do banco de sangue.
E em meio a esse imbrólio de médicos e pesquisadores profundamente comprometidos com propostas terapêuticas que puxam a brasa para a sardinha de seus respectivos patrocinadores (empregadores) e pacientes vítimas de tratamentos, exames, medicamentos, cirurgias “da moda” estão os clínicos que ou cedem à pressão da mídia médica (fortemente apoiada pela mídia leiga, também ela frequentemente comprometida) ou tentam se manter de consciência limpa enquanto mantêm os olhos bem abertos para os chamados “conflitos de interesses” de toda turma citada acima.
Por essas e outras (e como há outras!) é que, por exemplo, o preenchimento de vagas para médicos de família recém-formados nos Estados Unidos caiu para menos da metade nos últimos 8 anos.

Nenhum comentário: