Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

18 de novembro de 2008

Na Moral


O problema da violência escolar é daqueles que parecem não ter solução à vista até que a sociedade repense todo um sistema.
Da experiência de longos anos em bancos de escola, acho particularmente que para que eu prestasse atenção em qualquer tipo de aula precisava:
● estar saudável (fisica e psiquicamente) e bem alimentado (o que já tem sido muito, muito complicado em muitas áreas do nosso país)
● ser tratado com respeito
● saber o que é uma mínima disciplina* (e isso já deve vir de casa)
● achar o assunto abordado minimamente interessante ou, pelo menos, com alguma importância para a minha vida pessoal ou profissional
Um grande busílis (gosto de palavra, ué!) é que não deveria ser só eu a preciso preencher estes requisitos. Meus colegas também. Alunos conscienciosos, educados e interessados têm tido necessidade crescente de conviver com outros provenientes de lares menos, digamos, ajustados. É quando problema do outro passa a ser também meu.

* Para quê serve uma escola nos dias de hoje? Para:
a) aprendizado. Para isto há veículos mais modernos e tão ou mais eficientes (televisão educativa, internet, livros, etc.)
b) convívio social. Tampouco, também. Muito melhor um banco da praça, um banquinho dum bar, ou o sofá da sala.
c) disciplina e respeito às regras sociais. Alternativa correta. Não a disciplina exagerada, militar. Mas uma disciplina saudável, de aprendizado de convívio pacífico em sociedade. Por isso vejo com reservas o movimento do homeschooling.

Nenhum comentário: