Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

5 de setembro de 2008

Nossa, Como Você Está Pálido!


Por que será que quando ouvimos uma frase dessas a nosso respeito costumamos ficar tão preocupados?
É justamente pelo que ela significa (ou pelo menos, pode significar).
Sabe-se de longa data que quem está muito pálido (neste caso, anêmico) pode ter uma doença de base que justifique a palidez – ou a anemia (embora a maioria das anemias sejam por carência alimentar de ferro).
Aí é que está a questão.
A anemia relacionada a doenças (inflamatórias, câncer e infecções) é um sinal da doença. Dentre outras coisas, serve para chamar a atenção de que se está doente.
A presunção que até recentemente se fazia (e que um excelente artigo do jornal canadense de medicina mostra que estava errada) era de que precisava se tratar a anemia para que os pacientes melhorassem.
Que engano!
Exceto nos casos de anemia grave, com nítido prejuízo da função de oxigenação dos tecidos (e consequentemente de piora clínica) as evidências têm mostrado que provavelmente o melhor seja “deixar quieto”, não tratar (muitos estudos têm mostrado mortalidade maior, além de outros graves riscos de se tratar anemias mais leves, adaptativas à doença).
Isso – de uma certa forma – encontra paralelos nas leves anemias carenciais (por deficiência de ferro) das crianças. Muito ferro, como já dissemos aqui, pode ser pior do que pouca anemia. Mas vá convencer leigos e desinformados em épocas de “quanto mais melhor”!

(Veja você, como de vez em quando aparecem notícias de saúde que dão giros de 180º no conhecimento até então estabelecido: agora parece que os tão desejados baixos níveis de LDL – o colesterol ruim – se relacionam a presença de câncer! Causa ou efeito? Ainda não se tem certeza. O fato é que o fanatismo para se baixar o colesterol – e dê-lhe estatinas, campeãs de vendas – pode e deve estar predispondo a outros problemas! Por isso vale aquele conselho: devagar com o andor, que o santo...)

Nenhum comentário: