Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

22 de junho de 2007

Tchuquitchuqui


No começo da vida (até por volta dos 3 anos) crianças chupam o dedo basicamente porque crianças pequenas são “máquinas de sugar”. É instintivo, é básico para sua sobrevivência.
A grande maioria das crianças abandonará o hábito nesta tenra idade (e a tendência é que seja mais fácil quanto menos os outros se incomodarem com ele).
Alguns poucos mais renitentes serão provavelmente encarados como “problemas”.
Porém, como mostra o interessante filme Thumbsucker, na maioria das vezes o “problema” é conseqüência de desajustes emocionais – sejam eles grandes ou pequenos - com raízes na família.
Tente (pelo menos tente enquanto criança) assistir às brigas dos pais, resistir às pentelhações dos irmãos mais velhos, se antenar com as mil novidades dessa até aqui curta vidinha, disputar espaço no sofá com um irritante poodle – que às vezes parece mais querido da mamãe do que você mesmo – para ver se não dá vontade de chupar um bom dedo!
Então, para os que estão ficando muito velhos (pelo risco de, a partir de certa idade, afetar o alinhamento dos dentes) algumas recomendações:
-Distraia a criança, propondo atividades que o faça retirar o dedo da boca (sem, de novo, mostrar que se incomoda com o ato).
-Nunca critique o hábito. Apenas elogie quando deixa de fazê-lo.
-Não tenha muita pressa de eliminar o hábito se o seu filho estiver passando por momentos mais difíceis (como separação dos pais, viagem de algum parente ou perda).

Nenhum comentário: