Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

5 de setembro de 2006

Tudo Conservantes no Quartel d'Abrantes


Neste bimestre uma revista regional de pediatria (Pediatria A Dia) apresenta uma entrevista com o alergologista brasiliense Wellington G. Borges sobre os aditivos alimentares.
Ensina-nos ele:
Por ano, um homem adulto consome em torno de 70 kg (outro homem, então) em aditivos alimentares (preservativos, emulsificantes, estabilizantes, acidulantes, corantes e outros “antes”)!
A FDA (Foods and Drugs Administration, nem sempre uma salvaguarda da nossa saúde, mas a melhor que temos) tem mais de 3000 aditivos alimentares aprovados para uso e outros 20.000 que são classificados como “geralmente seguros”.
Os aditivos, ao contrário do que se acredita, são realmente seguros para o consumo, apresentando incidência muito pequena de reações adversas no organismo humano.
Nos medicamentos é que a coisa pega: diferente dos alimentos, os aditivos são os componentes principais (embora ainda assim possam ser considerados seguros na maioria das vezes).
As reações aos aditivos podem ser de várias naturezas: alérgicas, farmacológicas, químicas, psicológicas e imunológicas (todas relativamente pouco freqüentes).
E, por último: não há qualquer fundamento científico em se tentar retirar corantes da dieta de crianças que tenham apresentado algum episódio de urticária aguda (urticárias podem ter várias causas, muitas difíceis de se comprovar; além disto, estas dietas vão criar muitas dificuldades e estigmas para a criança).

Nenhum comentário: