Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

11 de setembro de 2018

Ejo, Ejo!


(o título acima deve ser lido em espanhol: é a onomatopeia da tosse fake)

Escrevi aqui há pouco tempo do vômito "fingido" (ou autoprovocado) em crianças, fato muito comum.
Existe outro sintoma "fake" muito comum, especialmente em crianças ansiosas: é a tosse autoprovocada. 
Há casos de crianças (amiúde na faixa de idade pré-escolar e escolar) que tossem por meses a fio (e muitas vezes com várias tentativas de tratamento ou exames diagnósticos) sem apresentar mais nenhum sintoma. É sugestivo.
Outros sinais sugestivos da "inventada" da tosse são: aparecem mais nos momentos de repouso (a asma, por exemplo, costuma piorar aos esforços físicos), e quase sempre desaparece completamente durante o sono (o inverso da asma também).
Quando a suspeita se confirma, o que deve ser feito é (de novo) uma solene ignorada, por toda a família e arredores. Tende a desaparecer (mas também depende da causa da ansiedade que a gerou).


Sou só eu que já estou confundindo discurso pronto do político com o do jogador de futebol?
Jogador:
"Precisamos reduzir passes errados com o objetivo de encolher o déficit de pontos ao final da temporada, assegurando um enxugamento da máquina..."
Político:

"Com fé em Deus, na próxima eleição faremos de tudo pra conseguir os votos, mas se não conseguir, é bola pra frente, erguer a cabeça e seguir trabalhando, que como diz o professor, daqui há quatro anos tem mais!..."