Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

21 de setembro de 2018

Genkan


Esse famoso hábito do oriental (mas também de outras regiões, como na Finlândia) de não entrar nem que a vaca tussa com sapatos para dentro de casa deve ter a grande vantagem de deixar muitos germes perigosos na entrada (a genkan, o "hall de entrada" onde se retiram os sapatos para calçar chinelinhos).
Nunca vi nenhum estudo a respeito, mas a amostragem de bactérias à que os bebês que engatinham se submetem deve ser bem menor.
Acontece que o chão da casa é apenas parte - ainda que importante - da casa. Tem muito mais "bichinhos" escondidos nela, originados de outra fonte. O transporte de germes do banheiro, da cozinha, os celulares, os controles-remoto, as roupas de cama, as esponjas de lavar louça, o animal doméstico, etc. É bactéria por todo lugar! 
Ainda que os orientais cuidem de tudo isso (são, por exemplo, muito mais econômicos nas "inutilidades" espalhadas pela casa e mais atentos aos detalhes), também eles têm sua cota de germe a gerar algum perigo, principalmente para infecções do trato digestivo.
Mas talvez a "germefobia" seja muito mais perigosa, até certa medida.