Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

27 de setembro de 2016

Enigma?



Se você que está me lendo agora é mãe de um pequeno menino, deveria saber o que é esmegma.
Nada a ver com vulcão. Aquilo é magma.
Esmegma é um acúmulo de células mortas mais secreção sebácea presente na região do prepúcio (a pele que recobre a glande, a "cabeça" do pênis).
Pra que serve? Pra nada, ainda que se assuma que deveria ter função lubrificante dessa região.
O esmegma é fonte de alguma ansiedade (e motivo de consulta) quando os pais notam a secreção esbranquiçada ou amarelada que "escapa" da parte visível da glande nos meninos (ou algumas vezes forma pequenos cistos por baixo da pele próximo à junção do corpo peniano com a glande - que se dissolvem espontaneamente com o tempo). Essa secreção pode ter bactérias, normalmente pouco agressivas, mas que podem gerar irritação ou inflamação da região.
O que se faz com isso? A remoção do esmegma se dá apenas com a higiene local (água e sabonete, suficiente durante o banho, desde que esse seja com frequência diária) e é normalmente um indicador da higiene local. 
Há questionamentos de longa data se a presença do esmegma (e da irritação que provoca) pode ser um causador de câncer de pênis. O fato é que o câncer do pênis é quase invariavelmente relacionado à má higiene, o que pode ou não se somar a ação irritante do esmegma.
Meninas tem esmegma? Podem ter também, com quase a mesma frequência. Mas costuma ser mais visível, e associada com "sujeirinha" local (mais facilmente removível com higiene diária).