Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

16 de setembro de 2016

Brrr! Que Magreza!


Eu não recomendaria pra ninguém, mas que é interessante, é (e talvez possa explicar mais sobre diferenças individuais de peso no futuro do que imaginamos hoje):
Quando estamos "pelados" no frio e nos metemos em baixa de uma grossa coberta, muitas vezes não leva mais de 2 minutos para nos sentirmos confortáveis. O calor vem da coberta? Claro que não! Ela serve apenas para isolar o calor produzido pela queima de calorias do nosso próprio corpo!
Pensando nisso, pesquisadores têm realizado estudos comprovando a perda de peso apenas... passando frio.
Num deles, a queima calórica da turma exposta ao frio se equiparou a um período razoável de corrida.
O motivo explicado seria a transformação no organismo de parte da chamada "gordura branca" (depósito de energia, muito devagar na "queima" calórica) em um maior percentual de "gordura marrom" (presente nos recém-nascidos e lactentes, muito mais ativa metabolicamente para conversão dos estoques energéticos em calor, ou seja, cria-se uma gordura mais "volúvel" energeticamente).
O exercício faz isso. Mas o frio também faz. 

Possivelmente no passado, além de todas as diferenças de dieta e de atividade física forçada (busca de alimentos, migração, luta por sobrevivência, etc.) também as defesas "civilizatórias" contra o frio sendo muito escassas, contribuíam para um físico muito mais "enxuto".