Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

27 de outubro de 2015

Vacina Que "Não Pega"



No programa Bem Estar (o "Mais Você da saúde") dessa semana os médicos convidados explicaram porque a vacinação contra o HPV não está "pegando" (sua cota vem baixando, ao invés de subir).
Não foi isso exatamente o explicado, mas o que parece acontecer com informações na área da saúde para "as massas" é que informação demais dá preguiça, e aí a coisa não acontece.
É difícil imaginar diferente.
Já somos entulhados de informação, desde a hora que acordamos.
Para a mãe, para a dona de casa, para o pai, para o trabalhador, se a informação não chegar redondinha, sem porcentagens, sem gráficos, sem probabilidades, vai passar batida.
Foi dado o exemplo:
Meningite mata. Tem vacina? Tem! Então dá! (o curioso é que nem nesse caso as coisas são mesmo assim tão simples: são vários os tipos de germes que causam a meningite, as vacinas têm eficácias diferentes, para alguns sorotipos não existe vacina, etc.).
No caso do HPV, tem todos esses entraves: serve pra que? Câncer? Na minha filha de 9 anos? Ah, é pro futuro longínquo (o que é "longínquo"?)? Ainda não está provado no prazo longo? Ainda vai ter que cuidar, usar camisinha, fazer preventivo, essas coisas? Ah, então melhor deixe! Ela que se cuide quando for adulta, né?
E por aí vai.


Dificinho, mesmo...