Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

13 de outubro de 2015

Inimigos Mil


Os perturbadores endócrinos lembram a história do chamado estado islâmico: você sabe que eles existem, podem estar mais perto da gente do que imaginamos, vemos aqui e ali seus grandes estragos, mas eles basicamente se escondem.
P.E. são substâncias (poluentes, medicamentos, resíduos, aditivos, etc.) que "enganam" as células produtoras de hormônios, sinalizando para que funcionem mais, menos ou de forma "bagunçada".
A ciência ainda engatinha na compreensão dos seus mecanismos, mas parece que a somatória (ou mais do que isso, a multiplicação) dos seus efeitos contribuem para essa proliferação de "coisas estranhas" que vemos em certas crianças (precocidade sexual, desenvolvimento mamário absurdamente precoce, alterações genitais ao nascimento, obesidade, etc.), mas também de doenças mais sérias, e até mesmo de certos tipos de câncer.
A gente tenta (como paciente, não como médico) ficar imune - o quanto dá - a esses fatores ambientais todos, mas... quem consegue (minimamente)?
Só voltando pra selva (pra morrer mordido por uma jararaca)! (ainda que a vida na selva também deva possuir seus pequenos perturbadores endócrinos...)