Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

20 de janeiro de 2015

...O Inferno Está Cheio


Vi um programa na televisão que, como pediatra, me deixou incomodado.
Título do programa: "Deve-se amamentar a qualquer preço?"
A discussão principal foi sobre o "fanatismo", o proselitismo dos hospitais Amigos da Criança na promoção do aleitamento materno.
Acusam os produtores de se fazer a distinção nestas maternidades entre mães "certas", as que amamentam, e mães "erradas", as que por um motivo ou outro não querem amamentar.
É bom ouvirmos isso. Como em toda sociedade democrática, precisamos às vezes de um puxão  na orelha. Devemos estar mesmo "pegando pesado" às vezes (sempre?).
Esse fanatismo, essa "forçação de barra" tem um nobre motivo, uma nobre intenção.
São mesmo várias as vantagens na saúde da criança - ainda que a reportagem tenha tentando confundir a opinião pública com alguns falsos questionamentos.
O problema é que por mais que queiramos incutir nossas convicções na cabeça dos outros, não iremos conseguir. Felizmente!
A honestidade, como sempre, é fundamental para uma boa relação profissionais de saúde-pacientes. 
É que dói ao profissional consciente ("adestrado") ver uma oportunidade preciosa (o aleitamento) ser "jogada fora". É, na verdade, só isso.
Estaremos mais atentos. 

(o ministério da boa pediatria adverte: a promoção da liberdade de escolha é diferente do desprezo ao leite materno, uma situação também vista por aí...)