Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

29 de abril de 2011

Do Cocô ao Câncer, Num Minuto



Perguntei ao Romualdo Oliveira, legítimo representante da classe média brasileira, pra que serve o intestino.
-Pra fazê cocô, ora!
E que é o cocô?
- ??
Resíduo alimentar, resto do que comemos, e que o intestino, órgão altamente especializado na separação do que é bom e o que é ruim – muito mais eficiente que nossa capacidade de reciclagem de lixo, por exemplo – nos impede de absorver.
Até aí morreu o Neves, né? - arremata o Romualdo.
OK.
Mas não pára por aí, a função do intestino.
Outra função, desprezada pela galera, é a função imunológica. É no intestino que se dá a maior parte do contato entre agentes agressores (vírus, bactérias, fungos) deglutidos com a comida e com nossas secreções respiratórias (nosso catarrinho grande ou pequeno, imperceptível, engolidos a cada minuto do dia a dia) com as células de defesa que o forram, construindo-se paulatinamente um banco de dados orgânico do que é “germe do bem” (aqueles que devemos tolerar, pelo treinamento das nossas defesas) e o que é “germe do mal” (aqueles que não têm desculpa, é pau neles, mesmo!).
-E por que me dizes tudo isto, ó pá? (Ih, tô achando que esse Romualdo é português disfarçado!).
Pra enfatizar, Romualdo, a necessidade que temos de encarar comida (a parte do que botamos pra dentro do intestino que podemos controlar) também como uma espécie de “remédio” (sem grandes obsessões, claro), e não como um mal-tratado “depositório” de bugigangas que venham no longo prazo a danificar todo esse delicado processo seletivo construído em milênios de evolução!
(E aí é que está: há apenas “poucos segundos” da nossa escala evolutiva – comparativamente falando - é que estamos querendo ensinar na marra nossos pobres intestininhos a lidar com tanto carboidrato processado, tanta fritura, tão pouco nutriente de verdade. Não é à toa vermos tanto câncer de aparelho digestivo, tanta doença metabólica!).
Mas aí, a esta altura infelizmente, Romualdo já estava meio que nos braços do Orfeu...