Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

16 de novembro de 2010

Não Confie em Mais Nada


Uma das fontes nas quais pediatras do mundo inteiro mais bebem é o jornal da Sociedade Americana de Pediatria (o Pediatrics).
E nos últimos tempos (tempos em que só o que manda é o dinheiro) vêm à tona estudos tão rabos-presos (além de extemporâneo) como este:
Estudo pra verificar a melhora ou não de sintomas de crianças resfriadas com o uso de Vicky Vaporub!
Desculpem-me, mas:
Ó céus!
Quando não há estudos decentes para serem feitos, não façam(assim como quando não há remédios decentes para serem usados não se use nada)!
O dito artigo cita, claro, a melhora dos sintomas,“apesar dos leves efeitos irritantes” (irritante é... bom, deixa pra lá!) na avaliação feita pelos próprios pais.
Artigo – precisava ser dito? – totalmente patrocinado pela poderosa indústria (holding é o termo mais correto) Procter & Gamble, que tem uma renda anual equivalente ao PIB do Uruguai, detentora da marca Vicky, assim como outros produtinhos muito úteis à nossa saúde.
Metodologias à parte (pois quem é que vai realmente se preocupar com isso?) o que interessa, o que brilha nas manchetes internéticas é a conclusão, que se lê em menos de 10 segundos.
Pois é. Sigo dando murro em pontas de facas...