Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

19 de novembro de 2010

Bolinhas Meia-Bomba


Diz lá nos livros-texto sobre a varicela:
"A re-exposição ao vírus da varicela em contatos posteriores (após a infecção neste caso, e não no caso da vacina) parece exercer um papel fundamental na manutenção da imunidade contra o vírus da varicela e na prevenção do herpes zoster".
O que isso quer dizer? (Traduza, por favor!)
Quer dizer que se - a partir de certo momento - todo mundo for vacinado e/ou imunizado contra a varicela, não vão mais existir vírus circulantes (por aí, na comunidade). Não existindo mais vírus, não haverá chance de um novo contato do organismo com os vírus, claro (a não ser com os da própria vacina).
Sem novo contato, sem manutenção da imunidade (as células de defesa vão "se esquecendo" de como lutar contra o vírus.
E daí?
Daí que (como já tem acontecido em algumas áreas onde a vacinação é extensamente realizada) quando surge algum foco de vírus (algum doente), pronto: todo mundo (vacinado ou imunizado pela doença no passado) vai estar novamente susceptível de ter a doença e suas complicações.
Qual a opção?
Revacinações (com novos custos) a cada período (ainda não definido, talvez a cada 10 anos, por exemplo) ou a erradicação total (como no caso da varíola), com o mundo inteiro se vacinando.
O problema é que isso é decisão mundial e no caso da varíola a situação era muito mais urgente (bem como no caso do "quase erradicado" sarampo).
A varicela...
É por enquanto só uma varicela!
Por isso acho que vamos continuar nessa situação meia-bomba.

(na próxima postagem eu conto o porquê da galinha da figura acima)