Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

8 de outubro de 2010

Espelho sem Aço


Um dos maiores fabricantes de computadores do final dos anos 1970 conta que podia sentir o valor de tudo: monitores, teclados, etc.
Só não conseguia dar importância para algo tão intangível quanto um software, um mero e invisível sistema operacional. Desprezava então um rapaz com cara de nerd chamado “Bill”, que queria fazer valer o seu produto.
Se deu mal, como sabemos hoje.
A sinusite é uma causa “palpável” de dor de cabeça. É entendida como causada por algum germe dentro de algum buraco (seio) dos ossos da face. Vê-se no Rx (ainda que a maioria dos Rx “positivos” para sinusite não tenham qualquer valor diagnóstico), toma-se algum antibiótico, e fim de papo.
Até a próxima dor de cabeça. Até o próximo diagnóstico de sinusite.
A enxaqueca, não. Como um sistema operacional, é impalpável desde seu diagnóstico (baseia-se na história do paciente, e não em exames). Não aparece em Rx. Tem suas explicações causais “nebulosas”. É, portanto, um alvo mais difícil de ser acertado, causando insatisfação e ansiedade ao diagnosticado.
Ocorre que é, na verdade, bem mais freqüente. E se ignorada causa abuso de antibiótico, exames desnecessários. Sem falar no desperdício de medidas preventivas muitas vezes muito eficazes.