Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

9 de fevereiro de 2010

Fôssemos Sapos...


... não teríamos grandes problemas com a variação na temperatura ambiente.
Um sapo sente-se muito confortável tanto dentro duma banheira de água gelada quanto numa sauna a 40 º C (pode levá-lo à sauna do seu clube da próxima vez para comprovar o fato).
Nós não.
Excesso de calor ou excesso de frio nos fazem mal de várias formas.
Excessos estressam o organismo, causando desde pequenos danos (fadiga, pequenas alterações na pressão arterial, variação no apetite, etc.) até males maiores (predisposição a infecções, danos cardíacos, etc.).
Por isso, quando em épocas como essa, de derreter palito de picolé, podemos poupar nosso organismo desse stress todo, devemos fazê-lo sem pestanejar.
É muito comum que pais das crianças olhem torto para o ar condicionado do meu consultório quando ele está ligado:
- E o choque térmico, doutor?
Nas suas crenças, uma criança exposta a um ar- condicionado durante uma hora, ao sair para uma temperatura externa diferente, terá problemas de saúde (o tal “choque térmico”).
Bobagem.
Tanto do calor para o frio quanto vice-versa, aquele período em que o organismo teve folga da temperatura externa estressante serve como um “bálsamo orgânico”, com relaxamento (e poupança) dos mecanismos de compensação corporais, não devendo ser imputado como causador de doenças. Pelo contrário.
Quando, no entanto, doenças acontecem (certamente por outras causas), aparecem os “Sherlock Holmes de ocasião” para culparem o inocente mordomo.