Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

4 de agosto de 2009

É Só Um Vírus, Gente (Mas Ninguém Parece Acreditar)


As cenas nos shopping centers das capitais sulistas neste último final de semana pareciam muito com as de filmes como “Eu Sou A Lenda” ou a fantástica abertura do “Vanilla Sky”.
Nem a presença do próprio Tom Cruise salvaria a desolação dos cenários: lojas vazias, com vendedores só para a gente. Que luxo! Só faltava darem as mercadorias de graça.
Me fez voltar aos meados dos anos 1980, quando juntamente com meus colegas de faculdade visitávamos os leitos dos primeiros pacientes portadores do até então desconhecido - mas igualmente midiático – vírus HIV.
Tremíamos tanto nas nossas bases que a própria fundação do hospital parecia tremer.
Nos perguntávamos se não seria perigoso passar da porta da enfermaria. E ao chegarmos em casa nos despíamos das roupas brancas na dúvida se não deveríamos mandar incinerá-las.
Tudo isso soa ridículo hoje, como muito do que se está fazendo hoje soará ridículo amanhã.
Um interessante paralelo nos foi apresentado pelo jornalista Sílio Boccanera no programa Sem Fronteiras (30/07), da rede Globonews:
“É como um visitante que se apavora diante da possibilidade de sofrer um assalto em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, enquanto os habitantes locais seguem sua vida rotineira, indiferentes às estatísticas que mostram a probabilidade maior de sofrer ataques de bandidos nas ruas”.
Segundo o epidemiologista americano da Universidade da Columbia Dickson Despommier, também falando a respeito do medo da gripe, a melhor definição de ser humano é: “somos a única espécie do planeta que passa mais da metade da vida se preocupando com coisas que nunca vão acontecer”.

Esta postagem foi um oferecimento da Escola Primária “Sítio do Fica Mal de Amarelo”

Nenhum comentário: