Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

3 de abril de 2009

Quando A Luz dos Olhos Meus...


Se você, como eu, às vezes se pergunta por que ficamos míopes, deveria dar uma lida no fascinante estudo dinamarquês publicado há cinco anos.
A resposta, ainda difícil, é bem mais completa do que nossos oftalmologistas teriam paciência para nos dar (eu já tentei).
Algumas conclusões:
◊ miopia, como não poderia deixar de ser, é “parcialmente” genética. O que causa espécie é o fato de que diferimos (embora pouco) o grau de miopia de um olho para outro (que também dividem, curiosamente, as mesmas influências ambientais). Escassos estudos com gêmeos mostram grande concordância na presença de miopia entre eles.
◊ a ocupação, sem dúvida, é fator importante no aparecimento de miopia. Curiosos estudos com populações asiáticas mostram incidência bem maior de miopia, mesmo em crianças pequenas, nas quais a incidência deveria ser pequena. Por quê? Provavelmente pela carga escolar e por terem que lidar com aquela infinidade de pequenos símbolos gráficos desde cedo. Além disso, certos tipos de trabalhadores têxteis exibem quase 100% de miopia com o passar do tempo (miopização).
O “acréscimo de grau” provocado por fatores ambientais, no entanto, deve ser pequeno (até 2 dioptrias).
◊ dieta (também aqui?) tem sido sugerida como importante fator causal de miopia, ainda que de difícil comprovação (principalmente dietas com excesso de calorias ou carboidratos, pela influência da insulina nos hormônios que regulam o crescimento do humor vítreo*).

* Humor vítreo não é, como se poderia pensar, um estado emocional meio paradão, com “jeitão de vidro”. É a parte do olho que quando aumentada causa a miopia – embora haja erros refrativos de outras causas, como a alteração retinal da prematuridade.

Nenhum comentário: