Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

3 de outubro de 2008

Mar de Bolhas


Vou acabar com um ganha-pão (ou pelo menos, um ganha-biscoito, ou um ganha-cafezinho) pediátrico:
-Afinal, estas “bolhinhas” que eu estou vendo na pele do meu filho são ou não lesões de catapora?
A varicela (ca-ta-po-ra para os índios) tem como característica marcante a presença de lesões centrífugas, ou seja, iniciam-se no centro do corpo (tórax e abdome) e pouco mais tarde aparecem nas extremidades (braços, pernas, face).
Além disso, já no início das lesões (que aparecem rapidamente*) há vários estágios evolutivos: em algumas áreas são “feridas”, em outras pequenas bolhas (vesículas) translúcidas.
Outra dica: quando há lesões em couro cabeludo – em áreas de muito cabelo (coçando muito) - associadas a outras partes do corpo, quase sempre é sim, varicela.
O problema mais confundido com a varicela são as picadas de inseto, que normalmente aparecem em áreas expostas do corpo da criança (punhos, mãos, “canelas”, face e região da cintura – áreas que a criança descobre quando se mexe durante o sono).
* Quando os pais ligam perguntando se as poucas bolhinhas são de varicela, além das características acima, costumo dizer: “Espere cerca de 12 horas. Se o número de lesões aumentar muito, quase com certeza é varicela”.

Nenhum comentário: