Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

9 de agosto de 2019

Feche Os Olhos?


Quanto você imagina que seja o "normal" de frequência de uso de antibióticos na criança?
Com a ressalva de que há diferenças genéticas, ambientais, sazonais, etc, podemos grosso modo dizer que em torno de... três vezes. Na infância inteira!
Se o seu filho tem usado muito mais antibiótico do que isso, ele provavelmente sofre de um dos "males do século": o abuso de antibióticos!
Crianças saudáveis (crianças saudáveis pressupõem ambiente familiar saudável, inclusive no aspecto psicológico parental) se manterão saudáveis com chances muito maiores se (na medida do possível) usarem quase nada de antibióticos. 
Mas - diria quase tragicamente - não é o que se vê nos atendimentos pediátricos rotineiros. Recorre-se a eles por quase todos os motivos imagináveis. Do catarro à febre inicial mais elevada, das dores no ouvido ou na garganta às tosses intensas. E vejo estupefato a ausência do questionamento a respeito, seja de pacientes, seja dos órgãos governamentais, seja da mídia (leiga, principalmente).
Sabemos onde isso vem dando. E alertamos. E esbravejamos. E argumentamos. 

Mas os resultados têm sido muito semelhantes aos desastres ambientais. Fechamos os olhos bem fechados. E abrimos a boca para a próxima dose.