Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

9 de agosto de 2016

Para Ser Esquecido


Como eu não queria que fosse, mas a bronquiolite tem sido a vedete do nosso inverno.
Bronquiolite é aquela doencinha que de uma hora pra outra faz a criança pequena (mesmo o lactente de um ou dois meses) começar a "chiar", tossir, ter uma ansiedade muitas vezes visível para se manter apenas... respirando. 
Péssimo. 
Angustia porque provocada por vírus (algumas vezes vírus "porcaria" como um simples adenovírus, que no adulto causa uma mera coriza passageira), porque não responde a quase nada do que se tenta fazer com medicamentos, porque pode durar muitos e muitos dias (ou semanas, ou até meses).
Além disso, vêm os difíceis diagnósticos diferenciais (difíceis de ser, inclusive, testados): aspiração de corpo estranho, grave alergia, infecção bacteriana associada, anomalias de vias aéreas, coqueluche.
E mais: pelo desconhecimento dos pais, a ansiedade quanto aos possíveis "culpados": "descuidou", "saiu no frio", "pegou vento"...
E... Como assim, uma doença algumas vezes grave em que o que temos de melhor a fazer é muitas vezes não medicar? (equivale a dizer: quase que ficar olhando a criança sofrer!). A internação com administração de oxigênio é a solução para algumas.

Felizmente, a maioria evolui para melhora. Mas até que ela venha (significa: até que a severa reação inflamatória que os vírus provocam nos pequenos ramos das vias aéreas dos bebês cedam, e a cicatrização se faça - durante esse tempo todo com sintomas mais ou menos intensos), costuma ser um inverno "para ser esquecido".