Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

26 de agosto de 2016

Fibra, Minha Fibra


É muito difícil definir a "história intestinal" de cada um.
E ela tem uma grande importância, quando se trata de saúde, desde os problemas de constipação até alguns casos de doenças mais sérias como a retocolite, ou mesmo o câncer intestinal.
Pais e mães sabem o quanto tem sido difícil fazer a turminha pequena comer alimentos ricos em fibras e, por consequência, diminuir os alimentos pobres em fibras (grande parte das chamadas "bobagens").
Não é só o prazer alimentar. É a cultura. É o preço. (É pau, é pedra... Tô parecendo o Tom Jobim!). É até mesmo o desconforto que as fibras geram em pessoas mais sensíveis. Tem muita criança constipada que quando corrige a alimentação com ingestão de fibras passa a se queixar de "dor de barriga" justamente por causa... das fibras (o que era suposto melhorar a "dor na barriga" pela... constipação)!
Ansiedades, problemas familiares, traumas complicam ainda mais a história. Quanto cada sintoma (dor, constipação, diarréia, etc.) tem a ver também com isso?


O que estou querendo dizer é que problemas intestinais podem ser (e muitas vezes são) complexos. Quase que precisando levar seu intestininho para uma consulta com psicólogo...