Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

27 de maio de 2016

Nem Que A Vaca Tussa




Essas figurinhas acima têm, como você deve ter percebido, algo em comum.
São medicamentos que já na própria embalagem fazem você pensar no seu efeito: as flechinhas "puxam" a secreção das partes inferiores dos brônquios, ajudando a eliminá-la.
Muito bonito. Na embalagem, somente. 
Porque no "vivente" isso não ocorre, absolutamente (nem que - desculpe a brincadeira - a vaca tussa!).
E justamente porque não fazem nada, precisam recorrer ao expediente de enganar o povo com as tais flechinhas "milagrosas". 
Esse suposto efeito expectorante ("puxar a secreção para fora") acontece com muitos poucos medicamentos. Os mais efetivos nesse sentido são os broncodilatadores, remédios ("de verdade") que não são propagados como expectorantes, mas que realmente induzem a uma mobilização das secreções, basicamente aumentando o movimento ciliar da árvore respiratória (por esse motivo costumam dar a impressão nítida de piorar a tosse e a presença da secreção em fases iniciais do uso).
Outro remédio que efetivamente melhora a secreção é o antibiótico, pela diminuição da presença de bactérias na secreção mais "grosseira". Mas aí, é claro que não se deve recorrer a eles a toda hora com essa intenção, pelos evidentes riscos (a resistência bacteriana sendo o principal deles).
Quer uma ótima dica?
Fuja dessas "melecas" com tais desenhinhos. Um monte de coisa inócua!