Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

24 de maio de 2016

Explicação de Almanaque


Ao prescrevermos corticóides para problemas respiratórios em crianças, somos com frequência "chamados" para responder à seguinte pergunta:
- Mas o que que o corticóide faz? Pra que é que ele serve?
E aí, a "melhor" resposta seria mais ou menos a seguinte:
- O corticóide é um desinflamador de vias aéreas e um melhorador dos sintomas associados à inflamação, por vias totalmente diferentes do anti-inflamatório tradicional (chamado não-hormonal).
Não, né? Enrolado demais para uma explicação sucinta e esclarecedora...
Mas... é o que temos a oferecer!
Sim, porque há alguns remédios que se definem numa palavra só. Analgésico: anti-dor. Anti-hipertensivo: remédio para pressão alta. Antiemético: remédio contra vômito. Até os falsos remédios têm explicação mais fácil. É o caso, por exemplo, dos expectorantes, que a tradição do uso pelas nossas avós já consagrou como algo que faria "expelir as secreções broncopulmonares" (tá lá nos Almanaques do Biotônico Fontoura, uma contribuição "preciosa" para a educação médica do povo brasileiro - e de alguns médicos também!).
Tá vendo? Quem manda perguntar?



(ironias a parte, devemos, sim, fazer esforços para tentar esclarecer ao paciente a função dos medicamentos - até porque aumenta a chance da aderência ao tratamento, um problema conhecido aqui como no mundo inteiro)