Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

6 de maio de 2016

Cliente Satisfeito


Estou eu a andar pelas fileiras de um determinado supermercado (o qual não frequento costumeiramente), quando de repente dou de cara com um setor (para mim) inusitado: panifício (pães, bolos, biscoitos, etc.) sem lactose!
Faz todo sentido existir um setor desses num supermercado. Assim como faria existir um panifício para portadores de hérnia inguinal. Ou um setor de higiene para viúvas, por exemplo (mas não vou ficar dando idéias aqui de graça).
A premissa de um setor desses é a de que alguém que seja intolerante à lactose vai comer um pão (ou um bolo, ou um biscoito, ou um etc.) e vai "passar mal" (seja lá também o que isso signifique). Pelo seu teor "normal" de lactose. Enquanto que nos pães, bolos, biscoitos e etc. daquele esperto (ou ignorante, ou ambos) supermercado, pelo seus baixos teores, não irá sentir nada a mais do que um "gostosinho na pança".
Confunde também essa rede de supermercado alhos com bugalhos (também aí a distinção deve estar feita por setor). Como já escrevi aqui, ninguém vai "ter um treco" ao se alimentar com lactose sendo intolerante. Pode, no máximo, se sentir incomodado com sintomas como excesso de gases, alguma leve dor abdominal, etc. Mas isso vai se fazer essencialmente com lactose do leite (e essencialmente do leite in natura). Não em traços ou em lactose transformada ao se confeitar. Menos!
A confusão se faz com a alergia, que não é à lactose, e sim às proteínas (lembrando que a lactose não é uma proteína, mas um açúcar do leite, e raramente alergênico, ou seja, causador de alergia) do leite de vaca (e essas sim, mesmo em pequenas quantidades poderiam induzir à sintomas até mesmo graves).
Como hoje em dia muita gente se descobre intolerante (e há mesmo muita gente com graus variáveis de intolerância, nada demais), percebe-se um novo filão. 
O filão da ignorância. Mais uma vez.