Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

15 de julho de 2014

"O Mistério dos Pés de David"


(Esse David não, esse - como se pode ver - tem os pés alinhados!)

Chega de Copa (talvez pra sempre pra nós, brasileiros)!
Mas ainda quero dar uma última palhinha, pegando o gancho do "craque que virou pó", o zagueiro David Luiz, que começou a Copa aparentemente arrebentando e terminou arrebentado.
David Luiz fez um gol de falta maravilhoso, "de chapa", como se diz (com o lado interno do pé).
Esse tipo de chute (quem joga sabe) tem muito mais chance de dar a direção correta na bola, mas perde em potência. Por isso, o zagueiro teve quase que dar um salto, para dar potência.
Nas entrevistas, explicou que chutou daquele jeito porque tem os pés "dez pras duas" (uma pisada com as partes anteriores dos pés abertos).
E não disse o resto (pelo menos não ouvi): que não consegue chutar de outro jeito (com o lado externo do pé, mais comum, ou mesmo de "bico", um chute mais feio, mas muito forte).
A toda hora vemos crianças com pés "dez pras duas" em consultórios, e os pais se preocupam, inclusive com a questão estética.
A maioria destas crianças são como o David Luiz: não têm um real problema (a não ser, talvez, o estético). Como explica este blog de um ortopedista, são dois os casos mais frequentes: a rotação externa do fêmur (o osso da coxa), que parece ser o caso do jogador brasileiro*, ou a mesma rotação externa, mas da tíbia (o osso da perna). Nos dois casos, na maioria das vezes, não há necessidade de tratamento (até porque não se "rodam" os membros inferiores facilmente com os métodos de tratamento ortopédicos tradicionais).
O interessante pra mim é que em anos e anos (décadas) de janela futebolística, não lembro de nenhum jogador profissional (muito menos de seleção) com pés "dez pras duas"!
As crianças com essa leve deformidade devem, claro, ter capacidade de brincar, de andar de bicicleta, e até de jogar bola. Mas em alto nível... Só conheço o próprio (e agora tô desconfiando muito de que não dá mesmo certo)!

* Por favor, não me perguntem do "outro fenômeno" da seleção brasileira, o tão falado (pelo público feminino) "bumbum" do Hulk!
(mas já respondo - gente, isso é um blog sério! : Hulk claramente tem uma acentuada lordose, outro "defeito" ortopédico comum - também benigno - responsável, pelo menos em parte, pelo seu sex appeal. Argh! > observação pessoal, desculpem).
Que seleçãozinha fonte de estudos ortopédicos, hein!