Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

22 de julho de 2014

Meio Centímetro


Que importância teria para você ter tido meio centímetro a menos de altura?
Essa "terrível" possibilidade - pelo menos pros baixinhos - é o motivo alegado por um estudo ou outro (dois saíram esta semana) para recomendar muito cuidado para quem usa os corticoesteróides inalados (as "bombinhas" de corticóide).
Fico meio irritado com essa história, pois:
Quando se olha de perto os dados (e não somente as manchetes que estes estudos geram), vê-se que nem mesmo este meio centímetro é bem assim. Os estudos não vão longe no acompanhamento das crianças, e muitas crianças crescem justamente o que têm pra crescer, seja um futuro Michael Jordan ou um diminuto jóquei.
A maioria das medicações disponíveis para qualquer doença tem efeitos colaterais muito mais sérios que o "meio centímetro" (principalmente se usados na mesma frequência que os corticosteróides inalados). Efeitos estes que são muito menos propagados (lembro agora de uma dezena de medicamentos dos quais prefiro os sintomas da doença do que seus efeitos colaterais).
No Brasil (sabe-se lá por que, diria que por falta de conhecimento) já há uma grande dificuldade de se convencer os familiares par o uso destas medicações que - arrisco dizer - mudaram o panorama das crianças asmáticas (ou com "bronquite"). Esse tipo de notícia só põe lenha na fogueira do medo das "bombinhas"*.
* Só lembrando que as "bombinhas" mais temidas (mas que entram no mesmo balaio) são as de broncodilatadores, pois estes possuem efeitos colaterais imediatos mais perceptíveis pelo paciente - como a taquicardia (também, quando no uso correto, "inofensiva").