Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

26 de novembro de 2013

O Certo Pelo Errado


Dia desses a mãe de uma criança comentou, desanimada:
"Cuido tanto para que o meu filho (de menos de 1 ano) coma tudo certinho. Não dou doce, não salgo a comida. Comida industrializada, não deixo nem chegar perto. O problema é que quando estou na frente dos outros (principalmente de outras mães) fico me sentindo mal, porque parece que eu é que estou errada, e as mães que vivem dando bobagens estão certas..."
É assim. Até porque quem faz o errado pode ter a consciência pesada e desejar levar os outros "para o mal caminho".
Pega o exemplo do jovem que, incluído num grupo de bebedores habituais, deseja se manter abstêmio. Vira ele o errado, mesmo que no íntimo todos saibam que ele é o certo - pelo menos nos efeitos da bebida no longo prazo.
Assim com os fumantes. Ou usuários de ecstasy. Ou...
O que importa são as convicções de cada um. E a força de permanecer diferente, "forte" ou mesmo "careta", "bizarro", mas em paz com suas convicções.
Da nossa parte, enquanto médicos, temos que dar força para comportamentos adequados, claro (ainda que as posturas acusatórias e os sermões não sirvam pra nada ou até piorem os comportamentos).