Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

12 de novembro de 2013

Coisa de Pobre



Serve pouco e não deve levar nenhum grande crédito a observação pessoal de um único pediatra (o que vos escreve), mas...
... tenho falado para os pais que (na nossa região, em situações normais de atendimento, em consultório - não em emergências - mas pode muito bem ser que também em emergências) há cerca de seis anos quase que paramos de nos preocupar com diarréias nas crianças pequenas!
E o que houve de diferente (mesmo!) nestes últimos anos?
A vacina do rotavírus.
Outros vírus ainda têm causado diarréia, principalmente em creches e escolas. Mas geralmente com evolução muito, mas muito mais benigna do que se via há apenas uma década!
A tal ponto que se ver criança desidratada virou raridade (sempre lembrando: escrevo por essas privilegiadas bandas)! O mesmo vale para o despropósito (agora) de se usar soro de reidratação oral para simplesmente "cocôs moles" (até porque pode, em alguns casos, piorar o "cocô mole").
Os outros méritos (aleitamento, saneamento, maior vigilância, pastorais, disponibilidade dos sais de reidratação) permanecem, e eu desconfio (de novo, apenas desconfio) que nossa pujança econômica coincidente da mesma época também deva ter uma grande importância (pois, se sabe, criança pequena morrer de diarréia "é coisa de pobre"... - país pobre!).

(De novo nesta postagem usei a figura do personagem Starvin' Marvin, totalmente politicamente incorreto, motivo pelo qual deixei de assistir ao South Park...)