Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

18 de junho de 2013

Cabeça Vazia, Estômago Cheio



Um fenômeno que a gente nota muito em crianças que estão acima do peso (principalmente naquelas que seriam menos gordinhas geneticamente falando) é o fenômeno do comer por ansiedade, do “comer por falta de coisa melhor pra fazer”.
E, olha, como tem criança nessa situação numa época em que pais têm pouco tempo para dar atenção (ou, em alguns casos, têm tempo demais!), épocas de crianças ansiosas por conta de muita mídia, muita cobrança, muita “estética” desde o berço (todo mundo tem que ser magro, ágil, esbelto e etc. – mais do que o vizinho, principalmente).
Então, se a criança comeu, por exemplo, ao meio-dia, ao almoço, e às 2 da tarde já está falando em comida, não é fome! É ansiedade, é cabeça “desocupada”! Vai arrumar coisa melhor pra fazer!
E aí vale tudo: vale chamar amigos pra casa, vale ir na casa dos outros, vale brincar de casinha, vale jogar bola, vale andar de skate, vale tirar meleca do nariz, vale brincar de pega... só não vale comer de novo!
E não se preocupe: ninguém morre de fome esperando 3 horas pela próxima refeição, ninguém fica traumatizado esperando pela próxima refeição.
Recuse mesmo!
Até porque muitas dessas crianças obesas são crianças que cresceram tendo todos seus desejos atendidos, principalmente relacionados à comida (será que ouvi a palavra “vovó” vindo de algum lugar?).