Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

26 de agosto de 2011

A Gripe Que Não Cura Nunca! - Viroses de Repetição na Infância

(leia o título acima com voz cavernosa, e veja que efeito assustador ele dá! Não sei se já foi feito, mas é um ótimo título para um filme de terror - gênero “terror pediátrico”, gênero incipiente, mas muito promissor).

Essa percepção por parte dos pais, a de que a gripe não está curando há muito tempo, é errada. Errada por quê?
Porque sintomas gripais podem durar o que? Sete dias, no máximo.
Quando o prazo é muito maior, o que está se vendo não é uma gripe ou um resfriado, mas mais de um! E não são raros os resfriados que se emendam uns nos outros em certas faixas etárias, notadamente em crianças nos dois primeiros anos de freqüência em escolinha ou creche.
São casos em que os pais se confundem nos prazos. A coriza, a tosse, os roncos no peito estão presentes desde quando? Muitas vezes dá impressão de que há meses eles existem (ainda mais se levando em consideração que os pais alongam a percepção do tempo ao verem seus filhos doentes – 12 horas podem parecer dois ou três dias, por exemplo).
- É, mas espere, e as febres?
As febres costumam sinalizar o início (ou reinício) dos quadros gripais.
Então numa criança com coriza, roncos e tosse que volta a fazer febre, essa febre mostra um novo vírus que se aproveita do terreno propício da virose anterior ou, mais raramente, alguma infecção bacteriana, também se aproveitando do catarro acumulado ou da defesa um pouco “baleada”.