Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

20 de maio de 2011

A Flora Que Não Aflora



“A infecção não curou muito bem, e então ficou incubada, e voltou agora”.
Esse tipo de coisa é quase impossível de acontecer quando se trata de infecções agudas, sejam elas pneumonias, infecções de garganta ou de ouvido.
Estamos de certa forma quase sempre “infectados”. É esse o conceito de flora bacteriana: são germes que nos habitam, “silenciosos”, sem causar sintomas (as nossas defesas mantêm os bichinhos em cheque constantemente).
Então se você tinha uma infecção de ouvido, por exemplo, há um mês, que curou, e agora voltou a ter dor de ouvido, o mais provável (de longe) é que esteja com um todo novo processo infeccioso.
A cura completa, entretanto, é difícil de ser comprovada. Não havia mais germe ali? Ou ainda havia e estavam controlados pelas defesas?
A segunda hipótese é quase sempre a mais certa.
Mas, de novo, se você experimentou a eliminação dos sintomas durante um período razoável (o que é esse “período razoável? Há controvérsias!), você estava tecnicamente curado da infecção anterior.

(doenças infecciosas crônicas - como a tuberculose, por exemplo - já são bem diferentes. Estas podem evoluir silenciosamente, quase sem sintomas clássicos de infecção, se não tratados adequadamente)