Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

25 de março de 2011

Joguemos a Fita Fora?


O assunto metabólico da semana:
Um grande estudo realizado com mais de 220.000 pessoas acompanhadas por um período de 10 anos, mostrou que tanto faz se você é pêra (acúmulo de gordura nas coxas) ou maçã (acúmulo de gordura abdominal) : ser simplesmente obeso (medido pelo IMC, índice de massa corpórea) já mostra que você é de risco.
Além disso, outros parâmetros como hipertensão arterial, nível de triglicerídeos e colesterol, tabagismo e história de diabetes na família é que vão definir de forma adequada seus riscos de infarto do miocárdio ou derrame.
Mas...
Isso realmente importa? Ou já importou em algum momento? Precisamos ser reposicionados sobre riscos da obesidade, seja ela estilo pêra, maçã, abacate ou manga?
O que há de realmente novo?
Serve para alguma coisa?
Talvez sirva. Os realizadores do estudo são – para variar – empregados de laboratórios farmacêuticos que produzem remédios para abaixar colesterol (ressaltado como fator importante – e realmente é? há sérias dúvidas também a esse respeito) e kits laboratoriais para exames de sangue usados no mundo todo.
Nenhum fabricante de fita métrica...

(curiosamente, a figura acima pode ajudar no entendimento da ausência de diferença: as pêras estão cada vez mais maçãs, e vice-versa, todos muito gordos e pouco ativos – e a atividade física ficou fora dessa!)