Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

11 de fevereiro de 2011

Sai do Sol!


Lá das terras de onde eu venho...
...há outra prática que tem se tornado comum, sem nenhuma base científica para tal. E – como sói acontecer – com riscos para as crianças submetidas.
É o aconselhamento (algumas vezes até por médicos) do banho de sol para tratar recém-nascidos com icterícia.
Não há e nunca houve qualquer recomendação formal nesse sentido.
A radiação solar tem comprimentos de onda que são provavelmente - digo provavelmente porque nenhum estudo sério até hoje foi feito – totalmente ineficazes para a diminuição do nível sangüíneo da bilirrubina, substância acumulada no organismo responsável pela cor amarela da pele e pela possível toxicidade cerebral (ainda que rara).
Já o comprimento de onda das luzes de fototerapia (“banho de luz”), sim, baixa de maneira efetiva a bilirrubina dos bebês.
Portanto, o que cabe definir são os níveis perigosos a cada momento (principalmente nos primeiros dias de vida e nas crianças com maior risco, como os prematuros) e, se necessário, administrar a fototerapia em ambiente hospitalar.
Aliás, a esse respeito, já um estudo de mais de 10 anos indaga por que mamães ainda levam seus filhotes pro sol, visto que o risco de câncer de pele em exposições precoces é maior do que a possibilidade de absorção de vitamina D (vitamina D essa que pode ser facilmente administrada de forma medicamentosa – e aí sim, com uma indicação mais coerente, ainda que “ultrapassada”).