Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

4 de fevereiro de 2011

Baby Check-Up List


A mania recente de tratar recém-nascido como artigo de linha de montagem já está ameaçando resvalar no terreno do ridículo.
Inicialmente (até onde a memória e a antiguidade me permitem) era apenas a manobra de Ortolani, parte obrigatória do exame físico que serve para detectar raras anomalias do quadril.
Depois veio o teste do pezinho. Depois, ainda, o teste do pezinho estendido, com pesquisa de doenças cada vez mais raras.
Vá lá!
Mais recentemente o “teste da orelhinha” que, embora importante, já podia ter ficado no seu nome técnico, sem estardalhaço.
Agora, por último, o “teste do olhinho”! Está ou não está ficando meio ridículo?
Examinar olhos sempre fez parte do exame físico dos recém-nascidos. E é bom que se dê alguma ênfase para os profissionais (ainda que o resultado anormal seja também relativamente raro).
O que “enche” é essa... (como direi?) dãrzização das coisas relacionadas às crianças - e aos próprios pais, que ficam numa ansiedade adicional com tantos “testes do(a)... inho(a)s”.
Esperem e verão, vem mais por aí!
A minha aposta é no “teste do cocôzinho” (ou “teste da caquinha”, sei lá como vão chamar). É sério! Como nos outros testes, pode servir para detectar doenças (sempre raras) pela aparência do cocô.
Mas... precisa?