Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

10 de setembro de 2010

Vovô Viu o Ovo


Uma pergunta freqüente:
-Comer ovos aumenta o colesterol?
Objetivamente, um estudo de uma década atrás publicado no NEJM (New England Journal of Medicine) considerou a média de um ovo por dia como um limite absolutamente seguro para os níveis de colesterol.
Acontece que...
A equação “comer colesterol, aumentar colesterol” não funciona dessa forma simplista.
O colesterol sangüíneo é resultado de uma interação complexa de nutrientes.
As gorduras saturadas da dieta, por exemplo, aumentam mais o colesterol total do que a ingestão do próprio. O “pecado” dietético atual (excesso de carboidratos) também influencia – e muito – o colesterol total.
Então, deixa o ovo quieto! (como culpado dos níveis de colesterol).
Outro detalhe: estudos como os citados acima, além de serem muito difíceis de serem feitos, não levam em consideração dietas com excesso de tudo (excesso de sódio, por exemplo), o que termina por elevar colesterol, glicemia e influencia o risco cardiovascular de forma importante.

(há a propósito no mesmo NEJM o relato de um senhorzinho de 88 anos de idade comedor compulsivo de 25 ovos por cerca de 15 anos com níveis normais de colesterol. A explicação provável? O organismo se adapta!)

Vale a reflexão:
Eu preferiria dar uma boa quantidade de alimento quase tão antigo quanto o homem na Terra do que um “chips” diário para um meu pimpolhinho.