Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

16 de abril de 2010

Pidonas


Dentre as 1001 vantagens do leite materno, está uma situação que pode parecer uma desvantagem:
A criança que se mantém durante um período mais prolongado sendo amamentada (normalmente acima de 1 ano), vai se tornando “porrinha”, chata mesmo, muito mais na visão dos outros do que na visão das próprias mães (mas curiosamente é um medo que as mães assumem ter).
A “chatice” aqui está muito relacionada com a “folga” de querer mamar a qualquer hora, de ser “pidona” do seio materno, seja no restaurante ou no supermercado, além do vínculo aparentemente exagerado com a mãe, na comparação com aquelas que fizeram um desmame mais precoce.
Na verdade, essa “chatice” e esse “grude” parecem estar mais relacionados com dois fatores (observação minha):
1) o estilo materno: mães que amamentam mais tempo costumam ser mais “maternais”, no sentido protetor da palavra, o que dificulta o rompimento do vínculo exagerado dos filhos.
Nada de mais com isso. Ou você costuma ver soldados servindo a pátria mais “vinculados à mãe” porque mamaram mais tempo? (daria um bom trabalho científico – lembrar-me mais tarde!)
2) o aproveitamento da situação pelo filho: crianças pequenas são espertas. A mãe está ali de bobeira, com os peitos à espreita, vamos aproveitá-lo! (o que dá a sensação aos outros de que é muito chatinha com essa coisa de querer mamar o tempo todo).
Mas sem a menor dúvida é muito melhor isso (o tempo prolongado de amamentação) para a saúde da criança do que o desmame precoce.