Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

23 de abril de 2010

Meio Amargo


Os pais resolveram, por algum motivo, fazer um exame de glicemia de jejum no seu filho que estava lá, sossegado no seu canto, tentando se transformar num dos monstros do Ben 10, e aí apareceu o valor:
-Glicemia: 95,4 mg/dl
E agora? Faz o que com isso? Não é diabético, mas é “quase diabético”? Precisa fazer alguma coisa?
Em primeiro lugar, devemos de novo nos perguntar se em uma criança assintomática (sem qualquer sintoma) há necessidade de se fazer uma glicemia “só por fazer”. Eu desaconselharia fortemente (mas eu costumo ser voto vencido, fazer o que?).
Então, fez-se. O valor citado – freqüente, aliás - situa-se próximo do limite superior do que é considerado normal.
Os significados:
1) pode ser um valor aleatoriamente alto, valor que possivelmente não se repetiria novamente. Não esquecer que o próprio stress da coleta do exame (ou das horas que antecedem, principalmente nas crianças medrosas) pode elevar o valor da glicemia, sem qualquer relação com diabete.
2) um valor limítrofe pode significar uma propensão a um aparecimento posterior de uma diabete (uma glicemia mais alta pode já estar significando uma menor capacidade da insulina produzida pela criança em lidar com cargas glicêmicas).
Se esse fato servir para certos pais criarem maior consciência de bons hábitos alimentares e de atividades físicas, ótimo! O problema é que pode criar muita “neura”, isso sim (até porque pais que capturam seus filhos saudáveis para fazerem exames costumam ser mais “neuróticos”).
3) glicemias elevadas (mas aí, quase sempre com sintomas) podem significar outras doenças endócrinas
4) pode ser um jejum “meio burlado”
5) pode ser erro do laboratório (hipótese com a qual devemos sempre lidar)
Mas, por favor, não vão fazer carteirinha de sócio dos laboratórios pra ter uma média da glicemia de todos os meses, OK?

Beyond C

Quer dar uma boa risada?
Então, se ainda não viu, veja a decepção do menino americano quando seu pai o informa que suas irmãs sim, mas ele não poderia ser um “single lady” (uma “moça solteira”, da famosa “música” da Beyoncé).




Comentários?