Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

29 de agosto de 2006

Bicho de Sete Máscaras


A Nemours Foundation publicou recentemente dicas para os pais de crianças que irão enfrentar uma cirurgia.
São elas:
- Seja honesto. Responda as perguntas da criança de maneira que ela compreenda.
- A faça saber que você estará o tempo todo na sala de espera durante o procedimento, e que estará junto com ela quando acordar.
- Explique as coisas de forma simples. Só explique o que for perguntado - de forma honesta - por ela.
- Explique que ela irá dormir antes da cirurgia e que ficará dormindo o tempo todo e não sentirá dor. Explique que poderá se sentir um pouco desconfortável após a cirurgia (ou até um pouco de dor, que será medicada).
- Permaneça calmo(a) e relaxado(a). Sua atitude terá conseqüências importantes na maneira como sua criança reagirá ao que está acontecendo ao seu redor.

Meu adendo:
O último item vale para tudo o que a criança passa: de exames médicos a exames de laboratório. Não há nada mais atemorizante para a criança do que uma mãe que se joga sobre ela e ameaça chorar junto, mesmo num simples procedimento (acredite, acontece, e muito!).
Uma outra dica que eu dou para as mães é de que evitem conversar sobre a cirurgia próximo à criança (a não ser no momento necessário), pois vai alimentando temores e fantasias na sua cabeça. O curioso é que muitas delas, ao perceberem a aproximação da data, ficam doentes (quase como “de propósito”, para escaparem). Para estas, provavelmente é melhor que só se fale no próprio dia ou na véspera.

Nenhum comentário: