Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

10 de abril de 2020

Errata


Erramos!
Ou melhor, errei. E meio feio!
Mas, também, aí quase o mundo inteiro errou... Um ponto a menos pra todos!
Ainda nos é permitida alguma controvérsia, no entanto.
Como a do saldo final após (vai haver um "após"?) a epidemia. 
Terá sido mesmo assim tão grave? (por favor, não me compreendam mal, serão ainda os números frios da mortalidade a definir essa gravidade, além da já gravíssima consequência econômica, também já impactando na própria mortalidade).
E que o mundo procurará culpados, podemos estar certos.
A China, por exemplo, está hoje como aquele criminoso que sabe que a polícia sabe, e só está esperando que essa mesma polícia bata à sua porta. Algo como a Alemanha ao final da Segunda Guerra. Mas... adiantará? Com sua imensa capacidade de molhar a mão do mundo inteiro?
A comparação com guerras, no entanto, me parece indevida. É "paralisia", é algo diferente. Não há exatamente um "inimigo". Vírus não podem ser chamados assim. É tão parte da natureza quanto o RNA parte dele ou do oxigênio que (ainda) nos mantém vivos.
Cada vez mais ouço que as pessoas mudarão após essa epidemia. Eu, com meu habitual pessimismo/realismo acho que, infelizmente, não mudarão.