Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

11 de maio de 2018

Sistema Único, o da Saúde


Médicos costumam dizer:
"A pressão arterial alta (ou qualquer outra enfermidade) pode matar. Por isso, isso e aquilo" (que não cabe agora detalhar).
"E isso", dizem, "tem remédio".
E normalmente param por aí. 
E sai você acreditando que o remédio, se tomado corretamente, evitará (pois "remédio") que você morra (ou mesmo tenha alguma das complicações menos sérias que morte).
O que não contam - mas deveriam, e um dia acho que vão se dedicar a contar - é que, tomando você os remédios, suas chances tanto de morrer quanto de ter as complicações menores que a morte são apenas levemente reduzidas!
E o que é pior: com a maioria dos tratamentos medicamentosos vêm: custos, efeitos adversos, aparecimento de outras doenças e, além do mais (um efeito muito nocivo mas pouco falado), sua natural tendência a se descuidar mais, pois "em medicação" (como se ela fosse sua natural "salvadora").
Não é que devemos jogar todas as medicações no lixo: há muitas medicações que nos salvam! Mas (principalmente com as medicações de uso contínuo) deveríamos ser ensinados com clareza onde estamos pisando! E a verdade é que poucos sabem. E os que sabem parecem ficar "meio sem jeito" de contar a verdade verdadeira.
Preferem se iludir. E iludir pacientes. E parentes. E pertencer ao sistema.


(Você possivelmente deve estar me odiando por escrever essas coisas. Isso não é necessariamente uma mensagem negativa. Mas é: "Acredite menos nos efeitos poderosos dos remédios. Se informe - em boas fontes! Questione!")