Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

25 de julho de 2017

Quem Tem Medo da Desidratação Levanta a Mão


Vai acontecendo cada vez menos com as mães mais novas, mas ainda hoje quando crianças pequenas apresentam diarréia, uma palavra assustadora que vem à mente: desidratação.
Ainda é uma realidade em áreas muito desprovidas de recursos de todo tipo, mas para regiões com um nível de vida mais "decente" a desidratação* virou fato muito raro, notadamente nos últimos dez a quinze anos.
Por dois grandes motivos:
1) a desidratação era muito vinculada à desnutrição, principalmente à desnutrição protéica (proteínas "seguram água no organismo, e vice-versa). Hoje não se vê mais dietas tão deficientes em proteína nas regiões menos pobres do planeta
2) a vacina do rotavírus tem aparentemente funcionado muito bem, e era esse vírus um grande causador de diarréias que levavam à desidratação 
Há outros fatores como a melhoria dos níveis de educação, a procura mais imediata por cuidados médicos, etc.
Mas tenho falado para os pais: desidratação virou manchete de jornal. Pelo menos jornal médico.

* Desidratação é o termo médico para a perda de água (com sais, como o sódio e o potássio) numa velocidade maior do que o organismo consegue repor, gerando sintomas como grande prostração, diminuição do turgor da pele, alterações cardíacas, etc. Não deve ser confundido com desnutrição, que é o resultado da insuficiente quantidade de nutrientes (como as proteínas) no organismo.