Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

21 de julho de 2017

Inócuos, Pelo Medo


Os pais deixam de usar uma medicação ainda muito útil no tratamento dos problemas respiratórios pelo medo dos efeitos colaterais. A medicação, você já deve estar adivinhando, é o broncodilatador (fenoterol, nome comercial Berotec, ou o salbutamol, nome comercial Aerolin). 
E aí, fazem tratamentos inócuos, pelo medo. Desconsiderando o fato de que "quando não se morre pelo remédio, pode se morrer pela doença". Claro que isso é um mote infeliz (sei lá se existe, acho que criei agora!), querendo dizer que às vezes temos que arriscar algum efeito colateral para buscar a melhora. Isso é muito verdade no caso da asma mais severa, por exemplo.
O "truque" ao se fazer a nebulização* com esse tipo de remédio é o seguinte:
Morre de medo? Injustificado, mas tudo bem, se foi prescrito, por exemplo, 4 gotas em 2 ml de soro fisiológico, faz na primeira vez 1 gota (desde que o caso não seja muito grave!) nos mesmos 2 ml. Foi tudo bem? Aumenta para 2 gotas (sempre no mesmo volume de soro). Tudo bem ainda? Três, agora. Até chegar às quatro prescritas. Ah, mas aí deu agitação, ou aumento dos batimentos cardíacos... Volta para as três gotas, e aí fica daí em diante!
Simples! Não tem como dar errado.
O que não pode é ficar medicando falta de ar (ou secreção brônquica) com soro fisiológico, só.



*Só lembrando que hoje em dia, na maioria dos casos (mesmo em bebês), é mais interessante e prático fazer medicação inalada com os aerossóis ("bombinhas") do que com os "antigos" inaladores (o duro é - de novo - convencer certas famílias de que "aquilo não é perigoso"!)