Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

18 de abril de 2017

Xeque-Mate Metabólico


Se você nunca jogou xadrez, vou explicar mal e porcamente o que é um xeque-mate. É aquele momento do jogo em que você não tem mais para onde correr. Qualquer movimento que você pense em fazer com qualquer uma das suas peças, não vai adiantar. Seu jogo está perdido.
O obeso de causa genética é quase um paciente em xeque-mate.
É preciso que se diga isso à ele (ou aos seus familiares, no caso de ser uma criança). Não para que desista de se tratar, ou para desanimá-lo ainda mais (até porque esse tipo de paciente já vem sendo desanimado há muito tempo pelos seus insucessos terapêuticos).
À questão é a verdade. É o não criar (ou permanecer nos) objetivos irrealistas, que não vão fazer mais do que acrescentar novas frustrações e insucessos (frustrações e insucessos que são um ciclo vicioso no caso do obeso genético, muito mais do que no obeso de causa não-genética). 
Para saber se você é ou tem um obeso de causa genética na família, não precisa exatamente passar por testes genéticos. É muito fácil perceber. São basicamente aqueles casos em que boa parte da família (principalmente no ramo materno ou paterno) é também obesa, principalmente se de tenra idade (a exceção que complica a regra é justamente a situação contrária: quando não há quase ninguém muito obeso na família e você é extremamente obeso), principalmente se obesa (a família) e com doenças ligadas à obesidade, como a diabete.
Outro fator que facilita o diagnóstico é o fato de "se estar fazendo tudo certo" (claro que com honestidade!) no balanço ingestão calórica versus atividades físicas e o resultado (no prazo mais alongado, não vale muito para prazos curtos ou no uso de certos medicamentos) e o resultado ser "quase nenhum".
O que se faz, a partir daí?


Assumir que o caso é muito mais sério. Entender que os resultados serão limitados. Na medida do possível (recursos locais ou financeiros) buscar tratamento multidisciplinar (profissionais da área nutricional, psicológica, além da médica, mas principalmente com experiência no tratamento da obesidade). Informar-se à respeito. Pesar os prós e contras dos tratamentos mais "radicais" (como a cirurgia bariátrica, a partir de uma certa idade).