Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

7 de março de 2017

O Teu Cabelo Não Nega a Japa


Ainda nas cinzas do Carnaval (e aproveitando o assunto anterior), queria falar um pouco da "mania" que o povo oriental tem de usar máscara (não as de Carnaval, falo daquelas horríveis "máscaras cirúrgicas", geralmente de material cotonoso).
Há um artigo muito interessante explicando os motivos por detrás desse hábito (se puder, leia o original), que vem desde o início do século passado, mas que hoje em dia já é quase parte do traje de japoneses, chineses e coreanos.
Essencialmente, quase nenhum dos motivos é muito válido:
Defesa das vias aéreas contra a poluição: seria um motivo até válido pela carga de poluentes das grandes cidades, como Tóquio ou Xangai. O problema é que as máscaras usadas não possuem a capacidade de filtrar de forma efetiva esses poluentes. E as verdadeiras máscaras anti gás são monstrengos incompatíveis com uma vida normal.
Prevenção de doenças virais: também para isso muito pouco efetivo. Muito mais efetivo é virar o rosto ao espirrar, e lavar as mãos, por exemplo (coisa que os asiáticos fazem muito menos do que deveriam).
Barreira física contra assédios de todo tipo: esse é um motivo muito alegado ultimamente (e o mais "trágico" também). A burca dos muçulmanos seria uma solução mais eficiente, se as japonesas estão querendo evitar parecer muito sedutoras aos homens indesejados. 
Moda: por mais paradoxal que seja, muitas moças orientais usam as máscaras como uma "arma de sedução", mais ou menos como as figuras de odaliscas dos desenhos animados antigos (ou como as venezianas dos carnavais), que tanto podiam esconder uma lindeza quanto uma figura assustadora (um efeito contrário, portanto, do anterior).
Curiosamente, a raiz de tudo isso é o medo. Medo exagerado. Medo de ficar doente (vírus, bactérias, poluição). Medo do contato humano (coisa que os ocidentais têm muito menos). Medo até de "ficar para titia" (no caso da máscara com finalidade sedutora). 

Compreensível. Pra eles.