Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

12 de abril de 2016

Salada Causal


As "teorias infecciosas" estão por toda parte.
Infecções prévias poderiam causar uma gama enorme de problemas médicos posteriores (algumas vezes décadas depois).
Que tipo de problemas médicos?
Doenças alérgicas, doenças chamadas auto-imunes (significando anticorpos dirigidos de forma incorreta à órgãos do corpo acometido pela infecção), doenças psicológicas e psiquiátricas, e por aí vai. Penso que muito mais vem por aí (a homossexualidade, por exemplo, ainda que não seja um problema médico, vai ter sua causa "infecciosa" defendida).
É verdade que muito disso pode e deve ser confirmado. 
Ocorre que é muito difícil - senão impossível - confirmar a maioria das hipóteses, visto que infecções (assim, "genéricas") ocorrem em todos, indistintamente. Que germe causa o que, e em quem? Que papel relativo tem a genética? Em que medida os fatores genéticos são influenciados pelos germes? E pelos outros fatores (como no caso das pressões sociais nas doenças psiquiátricas)?
A salada é grande.
O que incomoda (a mim, pelo menos, incomoda muito) é a postulação dos tratamentos sem uma base confirmada. Medicamentos "anti-imunidade", biológicos (e caros, por isso deveríamos estar atentos) já estão sendo testados para tratar todas essas condições acima, com resultados contraditórios (mas lucrativos para os laboratórios farmacêuticos).