Procure por assunto (ex.: vacinas, febre, etc.) no ícone da "lupinha" no canto superior esquerdo

17 de novembro de 2015

Quem Não É Visto... *


Viés de recência.
Com esse nome estranho, é mais um dos cuidados que pacientes têm que ter em relação aos seus médicos ou qualquer espécie de terapeuta.
Viés é toda situação que complica a norma, ou seja, que faz o raciocínio correto desviar do seu caminho.
Recência diz respeito ao que é recente.
O viés de recência é, então, a indução que o médico (ou o psicólogo, ou o dentista, ou o fisioterapeuta...) terá para fazer um diagnóstico (e por consequência, um tratamento) incorreto pelo fato de ter estudado (ou aprendido ou re-estudado) sobre determinada doença recentemente.
Em outras palavras, o que está "fresco na cuca" tende a vir como primeira opção quando se trata de fazer um diagnóstico. Mais ou menos assim: eu acabei de ler sobre varicela, vou começar a achar que toda criança com bolinhas pelo corpo tem... varicela! 
Quase todos já fomos vítimas disso. É diferente de uma má intenção, de uma desonestidade de quem trata. E cabe ao terapeuta estar com "o leque dos diagnósticos aberto" até ter suas certezas, baseadas nos fatos concretos, mais do que nas suas (por vezes precipitadas) suposições. 



*O conceito publicitário de marcas "top of the mind" (aquelas marcas que vêm primeiro à mente) tem o mesmo princípio: as marcas que estão sendo marteladas no cotidiano serão mais lembradas. Por isso propagandas podem ser tão chatas.